19/11/2012

Tendência Oversize? Melhor não!


Vivemos em um tempo muito conturbado, onde somos massacrados com uma tsunami de informações e, se já estávamos confusos, ficamos mais perdidos ainda. A meu ver, a moda masculina do nosso país segue a seguinte linha de raciocínio:
Os homens no passado se vestiam ou tentavam estar bastante alinhados, eram preocupados com a qualidade de seus ternos e paletós. O tempo passou e tudo caiu no jeitão largado "tô nem aí para o que vão achar" até chegar na bagunça total! Hoje estamos voltando a nos preocupar com nossa imagem e com a maneira adqueada de nos vestirmos, mas sempre em ritmo lento.

Olhando para o hoje, por mais que a informação esteja aí, praticamente no colo de qualquer um, está faltando um bom filtro e também que a indústria seja didática na hora de mostrar como o homem moderno deve se vestir.
Agora a minha dúvida é: se hoje já existem tantas perguntas e dificuldades por parte dos homens na hora de se vestir, qual a razão de trabalhar em cima de tendências e propostas que podem confundir ainda mais esse homem que está buscando se reeducar na moda? A tendência do Oversize com peças extremamente largas, onde está o sentido nisso? Ah, é questão de estética! Mas que estética é essa que vai valorizar o pior do tipo físico daquele homem? Sim, porque se você é magro e usa roupas largas, só vai te deixar com a impressão de ser um graveto, e se for gordo, vai parecer que você é mais cheio do que o normal! Fala-se tanto do ecologicamente correto, do reaproveitável, da reciclagem, mas na hora de fazer uma camisa usam o dobro ou triplo do tecido só para lançar uma tendência que não é vantagem para ninguém, nem para o cliente e muito menos para a marca.

Se o mercado da moda masculina no Brasil quer um dia chegar perto dos números do consumo da moda feminina, antes de mais nada precisa instigar, capacitar, ensinar todo o B+A desde o início para que esse homem comece a entender e experimentar coisas novas no seguimento, e não afastá-lo com propostas e ideias que dificilmente ele irá entender e desejar. Talvez antes de buscar e querer trazer as novidades e tendências apresentadas lá fora, seja melhor ficar um pouco atrás, mas trazer propostas que sejam reais para o nosso clima, geografia e principalmente consumidor.

PS: Vale ressaltar que a minha opinião se trata da realidade da moda masculina do homem brasileiro. Para outras culturas onde os homens já estão mais lapidados sobre o assunto pode ser que funcione tranquilamente.


POST: Paulo Fraga.

0 comentários:

Postar um comentário